Hérnia de disco: conheça as causas e os principais sintomas

A hérnia de disco é um problema de saúde que afeta a coluna vertebral, mais precisamente os discos intervertebrais. A condição ocorre quando há a protrusão do núcleo pulposo por meio de rupturas nas fibras, provocando o surgimento de uma protuberância que pode pressionar as estruturas nervosas próximas. 

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), oito em cada dez pessoas no mundo sofrem de hérnia de disco.

Entre os principais sintomas, estão dor intensa com irradiação para o membro cuja a raiz nervosa é afetada, fraqueza muscular do membro acometido, sensação de formigamento e dormência nos pés e mãos.

A hérnia de disco pode acometer tanto pessoas mais velhas, quanto as mais jovens e está associada ao sedentarismo e peso corporal em excesso. Entre as causas para o desenvolvimento da doença é possível citar, ainda, o envelhecimento, movimentos repetitivos diários e má postura.

Existem três tipos principais de hérnia de disco

  • Hérnia de disco lombar;
  • Hérnia de disco cervical;
  • Hérnia de disco torácica. 

A hérnia de disco lombar é a mais comum, afetando a parte inferior das costas próxima à coluna lombar. A hérnia de disco cervical afeta a coluna cervical, a parte superior do pescoço e a parte superior das costas. Já a hérnia de disco torácica afeta a parte superior da coluna vertebral e é mais rara.

Como é feito o diagnóstico e quais as opções de tratamento da hérnia de disco?

O diagnóstico pode ser feito clinicamente, levando em conta as características dos sintomas e o resultado do exame neurológico. 

Exames como RX, tomografia e ressonância magnética ajudam a determinar o tamanho da lesão e a região da coluna onde está localizada a hérnia de disco.

O resultado dos exames mostrará se há alguma compressão das raízes nervosas causada por um disco herniado. O médico também pode solicitar exames de sangue para descartar outras doenças ou condições que podem causar sintomas similares. Além disso, o médico pode realizar um teste físico completo e testes de reflexo para avaliar a força muscular, a sensibilidade e a coordenação. 

A hérnia de disco pode ser tratada com medicamentos para aliviar a dor, exercícios para fortalecer os músculos e alongamento para aliviar a tensão. Em alguns casos, cirurgia pode ser necessária para remover o disco herniado. 

Quando a cirurgia de hérnia de disco é indicada?

A cirurgia de hérnia de disco é indicada quando os tratamentos conservadores ( como medicações e  fisioterapia ) não são eficazes. 

A cirurgia de hérnia de disco pode ser realizada através de várias técnicas, mas o objetivo geral é remover ou aliviar a pressão sobre o nervo comprimido. Os procedimentos mais comuns são a discectomia cervical e lombar e a laminectomia cervical e lombar. A técnica realizada por videocirurgia é minimamente invasiva, desta forma promove uma recuperação e um retorno às atividades habituais de forma mais precoce. 

Cirurgia de hérnia de disco em Recife

O Dr. Cláudio Costa Neto é médico formado pela Universidade Federal de Pernambuco, com especialização em Ortopedia e Traumatologia pelo Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira (IMIP) e especialização em Cirurgia da Coluna Vertebral pela Universidade Federal de São Paulo/UNIFESP.

Ele é titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia e da Sociedade Brasileira de Coluna (SBOT) e (SBC) e realiza  atendimento integral em Cirurgia da Coluna.

RT: Dr. Cláudio Costa Neto – Ortopedista e Cirurgião da Coluna | CRM-PE: 24099; RQE: 12773)⠀

4 Comentários. Deixe novo

  • Fernando Luiz Santos da Silva
    19/02/2023 14:19

    Boa tarde Dr. Tenho uma hernia de disco na L5 e L4 com radiação nervosa (nervo ciático) estou a mais de 1 ano. Muita dor, vivo a efeito de analgésicos e anti inflamatórios.

    Responder
    • Olá, agradeço pelo o seu comentário. Para assuntos referentes a doenças, diagnóstico e tratamentos, se faz necessário uma avaliação médica. Para marcação de consulta entre em contato pelos telefones: (81) 98167-3110 — (81) 99212-0218.

      Responder
  • Cibelly Barbosa de Queiroz - 99435 3944
    21/03/2023 10:48

    DR , BOM DIA , É NECESSÁRIO INTUBAR UM PACIENTE COM HÉRNIA DE DISCO NA L4 E L5 COM RADIAÇÃO NERVOSA NO NERVO CIÁTICO ?
    Sou de caruaru PE , e estou internada no pelopidas silvera , tenho essa curiosidade.

    Responder
    • Olá, agradeço pelo o seu comentário. Para assuntos referentes a doenças, diagnóstico e tratamentos, se faz necessário uma avaliação médica. Para marcação de consulta entre em contato pelos telefones: (81) 98167-3110 — (81) 99212-0218.

      Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Leia também: