Assim como em todo procedimento cirúrgico, muitas pessoas possuem diversas dúvidas sobre a cirurgia da coluna. Pensando em sanar alguns questionamentos dos meus pacientes, separei nesta matéria as principais perguntas sobre a cirurgia da coluna.
Lembre-se: é sempre importante conversar com seu médico antes de qualquer tomada de decisão cirúrgica, a fim de avaliar os riscos e possíveis complicações que possam existir.
Para que é indicada a cirurgia da coluna?
O procedimento é indicado para tratamento de quadro de dor lombar, perda de força e sensibilidade nos braços e pernas ,corrigir problemas estruturais na coluna, como desvios da coluna vertebral, hérnias de disco, estenose do canal espinal, doenças degenerativas da coluna e lesões.
É um procedimento seguro?
Sim! Trata-se de uma cirurgia segura e, para garantir a qualidade, o cirurgião deve ter experiência e conhecimento em anatomia e técnicas cirúrgicas específicas.
Existem riscos?
Toda cirurgia possui seus riscos, e os associados à cirurgia da coluna podem incluir complicações pós-operatórias, como sangramento, infecção, dor crônica, lesão nervosa, entre outras. No entanto, se a cirurgia for feita corretamente, os resultados geralmente são bons e os riscos são minimizados. Atualmente, com o advento das técnicas minimamente invasivas, como a cirurgia por vídeo, esses riscos são cada vez mais raros.
Quais os benefícios?
- Alívio da dor;
- Melhora da mobilidade;
- Maior estabilidade;
- Melhora da postura;
- Reabilitação;
- Restabelecimento de função;
- Entre outros.
A cirurgia da coluna é minimamente invasiva?
Sim. Existem técnicas minimamente invasivas que proporcionam diversos benefícios para o paciente. Isso porque as cirurgias minimamente invasivas são realizadas através de pequenas incisões na pele, o que reduz o risco de grandes sangramentos e infecções.
Na cirurgia da coluna, algumas das técnicas minimamente invasivas incluem a cirurgia endoscópica (por vídeo). A escolha da melhor forma de tratamento deve ser feita após uma avaliação clínica completa.
Meu pós-operatório vai ser tranquilo?
Sim! Em geral, o pós-operatório é tranquilo e não costuma ser complicado, mas é importante ter em mente que pode haver em alguns casos desconforto durante a recuperação. na maioria dos casos o paciente recebe alta no dia seguinte ao procedimento, andando e com melhora significativa das dores.
É importante que o paciente siga as recomendações do médico para garantir um pós-operatório seguro e eficaz.
De maneira geral, você poderá retomar as atividades leves em até seis semanas, mas o tempo de recuperação total depende do tipo de cirurgia realizada.
Cirurgia da coluna em Recife
O Dr. Cláudio Costa Neto é formado pela Universidade Federal de Pernambuco, com especialização em Ortopedia e Traumatologia pelo Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira (IMIP) e especialização em Cirurgia da Coluna Vertebral pela Universidade Federal de São Paulo/UNIFESP.