As dores no pescoço, também conhecidas como cervicalgia, ocorrem geralmente na parte de trás do membro e podem afetar músculos, nervos, discos e outros tecidos da região cervical.
A cervicalgia pode ser sentida como dor ou rigidez. É possível, ainda, a depender da causa, que a dor cervical irradie para os ombros e braços.
A presença de dores no pescoço pode estar associada a uma grande variedade de causas, como ficar muito tempo sentado e ter uma vida sedentária, estresse e até mesmo pegar muito peso na academia. Além desses fatores, outras doenças podem contribuir, como hérnia e osteoartrite cervicais.
É normal que adultos e idosos sintam a dor cervical por um tempo limitado, de até 3 dias, sem automassagem e relaxamento, após um dia estressante ou depois de permanecer em uma postura errada por um tempo.
No entanto, caso perdure por mais tempo, é um sinal de que algo pode estar errado. Algumas doenças apresentam essa dor como sintoma, por isso, é importante ir a um médico especialista e realizar o diagnóstico de forma adequada.
Quais são os tipos de dores no pescoço e como tratar
A dor cervical pode ser classificada de 3 formas distintas:
- Cervicalgia Aguda: causada por má postura, lesões musculares ou articulares. Pode estar relacionada a doenças infecciosas, reumáticas ou tumoral. Geralmente, a dor vai embora no mesmo dia ou no dia seguinte.
- Cervicalgia Auto-limitada: causada por espasmos musculares e desgastes. Irá melhorar dentro de uma ou duas semanas. Este é um dos tipos mais comuns de cervicalgia.
- Cervicalgia Crônica: caracteriza-se por uma dor localizada e concentrada. Dura mais de duas semanas, podendo durar até 3 meses.
Os sintomas da dor cervical podem incluir dor no pescoço, que se irradia para os ombros, braços ou costas, rigidez, fraqueza muscular, formigamento ou dormência.
O tratamento da dor cervical depende da causa subjacente e pode incluir medicamentos, exercícios de alongamento, terapia física, terapia ocupacional e cirurgia.
Como prevenir o surgimento de dores no pescoço
A prevenção da dor cervical envolve vários fatores, como evitar o uso excessivo dos músculos do pescoço e do ombro, fazer exercícios de fortalecimento na região, manter boa postura e realizar alongamentos regulares.
Também é importante manter o peso corporal adequado, pois o sobrepeso pode aumentar a pressão sobre os músculos cervicais. Além disso, é importante evitar permanecer em uma posição por muito tempo.
Outras medidas que podem ajudar a prevenir a dor cervical incluem evitar esforços excessivos na região, usar almofadas adequadas para dormir e sentar-se, e evitar a exposição a vibrações e choques na região do pescoço.
Se você já tem dor cervical, procure um profissional de saúde para obter o tratamento adequado e evitar o agravamento dos sintomas.
Ortopedia e Cirurgia da coluna em Recife
O Dr. Cláudio Costa Neto é médico formado pela Universidade Federal de Pernambuco, com especialização em Ortopedia e Traumatologia pelo Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira (IMIP) e especialização em Cirurgia da Coluna Vertebral pela Universidade Federal de São Paulo/UNIFESP.
Ele é titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia e da Sociedade Brasileira de Coluna (SBOT) e (SBC) e realiza atendimento integral em Cirurgia da Coluna.
(RT: Dr. Cláudio Costa Neto – Ortopedista e Cirurgião da Coluna | CRM-PE: 24099; RQE: 12773)⠀